Pela primeira vez na história da Polícia Militar do Acre, um secretário de Estado elogiou em nota pública oficial as ações desenvolvidas por policiais durante ocorrências. O posicionamento do CEL Paulo Cézar, titular da SESP, se deu quando policiais militares do 2º batalhão, em uma ação rápida e precisa, prenderam durante a última sexta-feira, 25, todos os envolvidos em crimes de homicídio e tentativas ocorridos nos bairros Belo Jardim e Taquari.
O presidente da Associação dos Militares do Acre – AME/AC, Sgt Joelson Dias, avaliou a importância do reconhecimento pelo gestor da pasta, e destacou que houve durante os últimos governos um grande desrespeito para com a instituição PM, no tocante à valorização dos profissionais. “Não podemos permitir que eles sejam tratados sem respeito e atenção. Nossos militares devem ser ouvidos e ter suas reivindicações no mínimo avaliadas pela gestão”, afirmou o presidente.
Confira na íntegra a Nota de Reconhecimento do secretário de segurança Pública:
NOTA DE RECONHECIMENTO
O Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública Paulo Cézar Rocha dos Santos, por meio desta publicação oficial, vem a público reconhecer e parabenizar o empenho das forças de segurança, em especial os policiais militares envolvidos na prisão de suspeitos apontados como participantes de crimes contra a vida, ocorridos na região do segundo distrito da capital, durante esta sexta-feira (25).
As ações com repostas rápidas e eficientes vêm fazendo parte do planejamento estratégico da nova gestão, que pretende combater qualquer tipo de crime e devolver a sensação de tranquilidade aos acreanos. A estratégia já tem trazido bons resultados tirando de circulação pessoas em conflito com a lei, armas que seriam usadas na prática de outros crimes e recuperando bens roubados.
Nesta sexta-feira a exemplo, logo após tomarem ciencia dos crimes de homicídio e tentativas ocorridos nos bairros Belo Jardim e Taquari, a Polícia Militar de pronto já iniciou a busca pelos suspeitos e conseguiram prender todos os envolvidos.
Como responsáveis pelo homicídio de Mateus Melo da Silva, ocorrido no bairro Belo Jardim, foram presos Paulo Henrique dos Santos da Silva e Orlando Junior Raulino Lima. Com eles, foram apreendidas duas armas de fogo um colete balístico e uma moto com restrição de roubo.
Já no caso do duplo homicídio e dupla tentativa ocorridos no bairro Taquari, foram presos pela morte de Fernando Nascimento da Silva e Cristine Reis de Souza os suspeitos, Everton de Assis Melo, Gabriel de Souza Lima e Gilcicley Ferreira Monteiro. Foram apreendidos com eles, quatro armas de fogo, munições, celulares, drogas e dois veículos sendo um deles com restrição de roubo.
“Aos nobres guerreiros do Segundo Batalhao da Polícia Militar o mais profundo respeito e reconhecimento, pela dedicação, abnegação, bravura e espírito de cumprimento do dever, bem como o síncero agradecimento pelas ações efetuadas, que dignificam o ideal policial militar de servir e proteger a sociedade com o sacrifício da própria vida”, disse o Secretário de Segurança Paulo Cézar.