OUTUBRO ROSA AME-AC

O Outubro Rosa, denominação de uma campanha mundial de conscientização à prevenção do Câncer de mama, começou na última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990. A partir de 1997, muitas cidades dos Estados Unidos adotaram a prática e passaram a realizar campanhas publicitárias e outras diversas ações voltadas a prevenção do câncer de mama, principalmente sobre a conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce. A onda pegou, atingindo as celebridades e os laços rosas começaram a surgir em corridas, desfiles de moda com modelos que combateram o câncer de mama, entre outras.

No Brasil a primeira iniciativa vista em relação ao Outubro Rosa foi a iluminação do Monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera) com a cor rosa, situado na cidade de São Paulo, em 2 de outubro de 2002. Desde então, o país adotou a campanha que cresce a cada ano com adesão de quase todos os setores da sociedade, e claro que a Associação dos Militares não poderia ficar de fora deste importante ato.

Neste sentido, a AME/AC estará realizando no dia 28 um evento com a Tenente PM RR Maria Inêz, que venceu essa enfermidade e hoje conta seu embate através de uma obra literária, onde conta como “transformou a dor em alegria”.
“Transformando a Dor em Alegria” é uma obra de grande valor, que mostra a saga de uma guerreira que venceu a luta contra a enfermidade, que inicia já de forma brutalmente avassaladora ao receber seu diagnóstico, que amplia com as dores e efeitos colaterais do tratamento e abala sobremaneira a estima da paciente, com relatos reais de sua convivência, no seu livro, a tenente Maria Inês ajuda então as mulheres e os familiares dos pacientes diagnosticados com essa doença, mostrando-lhes que é possível vencer essa enfermidade e transformar a dor em alegria, além de conscientizá-las da importância da prevenção pelo diagnóstico precoce.

“A AME sempre estará preocupada com seus associados e seus dependentes, pois estes são nosso maior patrimônio, e assim desejamos colaborar com essa nobre causa, que esse ano traz a ilustre e magnífica colaboração da Ten PM Maria Inêz que, com autoridade, nos mostra que é possível vencer esta batalha transformando a dor em alegria. Ficamos felizes e até muito emocionados, pois essa obra é bem mais que um livro de auto-ajuda, é o testemunho vivo de uma pessoa guerreira que goza da admiração de todos nossos militares, que oraram muito por sua recuperação e hoje, além do presente divino da recuperação da saúde de nossa irmã, fomos presenteados com essa maravilhosa obra literária que muito colaborará na conscientização da prevenção do câncer de mama pelo diagnóstico precoce”. Afirma o presidente da AME-Ac, o Sargento PM Kalyl Moares.

O evento acontecerá no dia 28 de outubro a partir das 08 horas na sala de reuniões da AME, sendo o livro estará disponível à venda num investimento de R$ 20,00, valor que integralmente será revestido pela autora para as instituições que tratam do câncer de mama no Estado.

Notícias Relacionadas