2023 no fim, e nada garantido!
Prestes ao encerramento do exercício financeiro, policiais e bombeiros militares ainda esperam que o governo do estado concretize para esse ano no mínimo 1 das 5 principais pautas em debate desde 2018, durante a campanha eleitoral que culminou na vitória em 1° turno da atual gestão, iniciada em 2019.
Inexistência de Progressão Horizontal. Promoções limitadas à vacância e longos interstícios.
Os dias 25/12 e 30/12 são datas de promoções para oficiais e praças, respectivamente, últimas do ano.
Com a restritiva legislação interna atual, infelizmente, a data quadrimestral de promoção, que só ocorre 3 vezes em cada ano, proporcionará o menor quantitativo de militares promovidos das últimas décadas!
Praças e oficiais que já exercem postos e graduações, funções, chefias, comandos e diretorias acima de seus cargos, sem a devida segurança jurídica nem remuneração, seguirão sem perspectivas concretas do devido reconhecimento e correção ao menos parcial dessa realidade.
Ainda há esperança!?
As associações e os Comandos PM/BM reiteraram as explicações e fundamentos jurídicos e de valorização profissional outrora realizados à SEGOV, SEPLAN, Conselho Político do Governador (Luiz Calixto) e Parlamento (no caso, através do Deputado Gene Diniz).
Para que os militares tenham um final de ano com razões para comemorar, menos distantes da Reestruturação / Realinhamento da carreira, o governador precisa acelerar / reduzir trâmites burocráticos inerentes às secretarias envolvidas.
Que ainda em 2023 as pautas em debate, ou parte delas, tenham por parte da PGE e outros órgãos pertinentes, análise definitiva célere, humanizada, que promova motivação da tropa e melhor fluxo de carreira.
O próximo passo:
As associações solicitaram aos setores técnico-jurídicos que prolatem ao governador Gladson Cameli parecer positivo, célere e de autoexecutoriedade , de modo que ainda em 2023 PMs e BMs possam ter o que comemorar junto às suas famílias.