“Governo vai pagar o Prêmio de Valorização para os militares”, diz secretária de gestão administrativa aos membros da AME/AC

Sawana Carvalho falou também sobre o cadastro de reserva do concurso de oficial da PM e do Corpo de Bombeiros e do PLP 257/16

Em Reunião na manhã de hoje, 18, com a diretoria da Associação dos Militares, a secretária de Gestão Administrativa, Sawana Carvalho, reafirmou o compromisso do governo em realizar o pagamento do Prêmio de Valorização em três parcelas. Os valores já haviam sido inseridos na folha pela PM e pelo Corpo de Bombeiros, mas aguardava um posicionamento da SGA (Secretaria de Gestão Administrativa) e da Secretaria de Estado da Fazenda (SEFAZ) para ordem de pagamento.

Sawana apontou uma alteração diante do que havia sido informado pela PM dias atrás. O pagamento da primeira parcela será realizado até o dia 5 de maio, a segunda no final do mesmo mês e a terceira parcela no final de junho.

– Conversamos com o governador e nos foi autorizado realizar esse pagamento, mesmo diante do cenário econômico que estamos vivenciando existe um esforço em honrar acordos e o pagamento de nossa folha, disse a secretária.

PLP 257/16

Um dos temas que tem preocupado os servidores públicos, em especial os militares, diz respeito ao PLP 257/16 que retira vários direitos, entre eles o reajuste salarial e promoções, além forçar uma reforma previdenciária, o que aumentará o tempo de permanência no serviço ativo em cinco anos para homens e mulheres. O projeto prevê também o aumento da contribuição previdenciária de 11 para 14%.

Segundo a secretária, o governo ainda não realizou nenhuma reunião para tratar especificamente de tais ajustes.

– Até o presente momento, estamos tendo uma progressão da folha dentro do previsto no orçamento do estado, nada fugiu ao planejamento e não existe nenhuma medida de ajuste confirmada, disse.

Para o vice-presidente da AME, Sargento Silva Neto, é preciso que os militares estejam atentos para o projeto.

– A secretária Sawana nos trouxe uma informação boa, mas não podemos nos descuidar porque o PLP 257/16 é fruto de reuniões dos governos com ministros do governo federal, ou seja, articulações de auto escalão, alertou.

Concurso de Oficial PM/BM

O PLP 257/16 assustou também os militares que passaram no concurso para oficial da PM e do Corpo de Bombeiros. Entre as medidas do Projeto de Lei está não realizar contratações nos próximos dois anos, o que impediria os concursandos de tomar posse no período previsto em edital.

A gestora afirmou que todo o certame irá ocorrer de acordo com o edital e que a previsão para aula inaugural são os meses de agosto e setembro deste ano.

– A secretária deixou uma porta aberta para aqueles que se classificaram fora das vagas previstas inicialmente no edital, é possível que sejam chamados durante a validade do certame. Ela afirmou que já está providenciando dos comandos da PM e do Corpo de Bombeiros e vendo na própria SGA quem são os candidatos pertencentes a instituição e o real impacto na folha, já que muitos classificados já são servidores estaduais, o que aumenta as chances de mais pessoas serem chamadas, mesmo fora das vagas previstas no edital, declarou o presidente da AME, Joelson Dias.

JUNTOS SOMOS FORTES
Curta nossa página no Facebook

Notícias Relacionadas