Associações debatem com representantes das turmas da PMAC e CBMAC, TCCs de alunos oficiais que ameaçam carreira das praças

As associações que representam os militares estaduais se reuniram nesta sexta-feira, 28, com as lideranças de cada turma da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Acre, com o objetivo de debater um assunto que tem preocupado as praças de ambas as instituições: a apresentação dos Trabalhos de Conclusão de Curso dos alunos oficiais da PM, que trazem temas polêmicos e que sugerem a retirada de alguns direitos dos militares.

Entre os temas mais preocupantes dos TCCs, está um trabalho que questiona a legalidade da promoção das praças subtenentes para tenentes, excluindo o Quadro de Oficiais Administrativo – QOA.

Para o SGT Joelson Dias, presidente da AME/AC, é importante entender a postura do Comando da PM no processo de orientação nesse tipo de estudo. Segundo ele, foi deliberado pela realização de uma campanha, na qual todos os policiais militares se manifestarão contra qualquer ato ou atitude que venha retirar direitos duramente conquistados pela categoria.

“Lançamos também a proposta de um quadro único, onde o policial militar vai entrar soldado e vai ter a possibilidade de sair coronel, pelo critério de antiguidade. Não vamos entrar na seara dos oficiais combatentes, eles vão continuar com o quadro deles, mas é importante criar uma carreira única, a exemplo de outras polícias militares de outros estados, que já avançaram nesse sentido”, ponderou o presidente.

Notícias Relacionadas