A Assessoria Jurídica da Associação dos Militares do Acre (Ameac) obteve mais uma importante vitória ao garantir a absolvição de cinco policiais militares do Batalhão de Operações Especiais (Bope), da PMAC, acusados de três homicídios durante uma operação policial realizada em maio de 2018, no bairro Preventório, em Rio Branco. O caso foi concluído após um julgamento que mobilizou a atenção pública por sua complexidade e duração.
O Júri Popular, realizado na 1ª Vara do Tribunal do Júri da Comarca de Rio Branco, chegou ao fim na noite deste domingo, 8, após cinco dias de intensas sessões no Fórum Criminal da Cidade da Justiça. No decorrer do julgamento, 30 testemunhas foram ouvidas, sendo 17 convocadas pela acusação e 13 pela defesa.
Durante as sessões, a defesa, trabalhou para desconstruir as alegações da acusação, que sustentava a ocorrência de excessos. A atuação da assessoria jurídica foi amplamente reconhecida pelos militares, que elogiaram a dedicação e a preparação técnica da equipe.
Com o resultado favorável, os cinco policiais militares foram inocentados de todas as acusações. A decisão reforça a credibilidade da Assessoria Jurídica da Ameac como um pilar de apoio aos profissionais que atuam em situações de alto risco, em defesa da segurança pública no Acre.