Em uma reunião realizada na manhã desta terça-feira, 20, o Governo do Estado do Acre anunciou o pagamento do Prêmio de Valorização Profissional (PVAP) do ano de 2017 aos militares estaduais. Presentes a reunião, as Associações Militares aproveitaram para cobrar pautas governamentais pendentes.
A conquista do pagamento da PVAP, foi graças a articulação meticulosa das entidades Representativas de classe e dos comandos das instituições militares estaduais junto ao governo, na pessoa do Alysson Bestene.
Na reunião, as entidades trouxeram ao debate a cobrança a respeito da aprovação da Lei de Remuneração protocolada junto ao governo desde 2021, e ratificada em 2023, o que ficou conhecido junto a tropa como “realinhamento salarial”. Pauta que governo indicou ser prioridade após vencer os limites de responsabilidade fiscal.
“Agradecemos o governo na pessoa do secretário Alisson Bestene, pela iniciativa de buscar junto aos órgãos competentes o pagamento deste prêmio inadimplente pelo governo anterior, e que estava praticamente perdido, porém é claro que entendemos e nos faremos ser entendidos, que o que hoje é urgente e necessário é a aprovação na nossa Lei de Remuneração, afinal hoje o Acre tem o 23° pior salário do Brasil entre as remunerações de Subtenentes e Sargentos e a 24° da remuneração de coronéis”, concluiu o sargento Elton Dias Fonseca, representando a Associação dos Militares do Acre.
Estiveram presentes a reunião, demais entidades de classe, sargento Jean Messias, da Associação das Praças da Polícia Militar (APRAPMAC) e sargento Diego Brasil, da Associação das Praças do Corpo de Bombeiros (APRABMAC).
Receberão o prêmio todos militares que estavam na ativa ou no Corpo de Voluntários da Reserva em 2017, não tem necessidade de requerer.