Nesta quarta a Policia Militar do Acre deu início a Curso de Formação de Soldados, que contou com a matrícula de 199 alunos Soldados que integravam o Cadastro de Reserva do Concurso PMAC/2017.
Serão mais de 2 mil horas aulas a serem ministradas em 09 meses de cursos para que os jovens Alunos hoje inseridos na Caserna possam alcançar a promoção a Soldado PM.
“Nos últimos anos houve uma grande evasão na Caserna, onde muitos militares se licenciaram a pedido para assumirem novos cargos e funções em outras Instituições em busca de melhoras para si e sua família, e inúmeras transferência para Reserva, fazendo com que a defasagem de efetivo da PMAC que já era elevadíssima alçasse a números alarmantes e preocupantes, de quase 70% de defasagem.” Afirmou o Sgt Igor, Vice presidente da AME, que compareceu ao evento.
“O ingresso na Caserna é sem dúvidas um momento marcante, sentir-me no lugar destes jovens que viram hoje a completude de um sonho, desejamos sucesso nessa nova caminhada que escolheram, pois a carreira militar é mais que um sacerdócio que exige integral devoção e muita renúncia, sejam bem vindos a esse sacerdócio de servir e proteger os filhos desta Terra com o risco da própria vida.” Concluiu o Sgt Elton Fonseca, Diretor da AME-AC.
Além dos 199, o governador garantiu que até outubro chamaria outra turma cuja a quantidade será definida pela vacância do efetivo da PMAC, que atualmente já são de mais de 70, estima-se que este número deva chegar a 90. Além disto o chefe do Executivo garantiu que até o inicio do próximo ano deve convocar todo o cadastro de Reserva da PMAC, como também deve lançar edital pra concurso do CBMAC, onde a defasagem e efetivo é mais de 80%.
Além disto foi requerido ao Governador Gladson Cameli que fossem aberto processo seletivo para Oficial Combatente, Oficiais e Praças do Quadro de Saúde e para a Banda de Música. O Quadro de oficiais médicos por exemplo conta com apenas 01 oficial na ativa.