Na manhã de 26/10, o Deputado Major Rocha e representantes de entidade nacionais e estadual do Acre estiveram reunidos com o Ministro da Justiça Dr. Alexandre Morais em busca de apoio a segurança pública no Acre, principalmente no que se refere aos fatos ocorridos nos últimos dias com ataques de facções criminosas que atuam no Estado. Participaram do encontro: Deputado Federal /AC Major Rocha, SGT Denise Brasil – ANERMB, representando a diretoria executiva e conselho da ANERMB – (Associação Nacional de Entidades Representativas de Policias Militares e Bombeiros Militares do Brasil) e SGT Joelson Dias – AMEAC (Associação dos Militares do Acre).
Conforme ofício 208/AMEAC/2016 seguem pedidos:
Assunto: Repasse de armamento e efetivo da Força Nacional para o Acre
Excelentíssimo Senhor Ministro,
- A população do Estado do Acre passa atualmente por um momento de grande aflição e medo com a onda de ataques realizados por facções criminosas locais e por aquelas que se ramificam nacionalmente e que, segundo relatos, também já estão presentes em outros países.
- Queima de ônibus e escolas, assassinatos brutais como ocorridos nos dias 21 deste mês, onde mais de 13 pessoas tiveram suas vidas ceifadas, além das inúmeras tentativas e homicídios em presídios do estado tem levado nossa população a mudanças radicais de hábitos devido ao medo implantado pelos criminosos. E não é somente isso. Os números estatísticos disponibilizados pelo Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP) comparou o período de primeiro de janeiro a 25 de outubro de 2015 ao mesmo período em 2016 e chegou a números alarmantes. Disparos de arma de fogo cresceu 40%, encontro de cadáveres 29,73% e o número de homicídio chegou ao crescimento exorbitante de 77,14%.
- Por outro lado, observamos a dedicação das forças de segurança do estado, em especial a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros, tentando, a todo o momento, preservar a paz social, mesmo sem as devidas condições materiais para isso.
- Nossas instituições de Segurança Pública muito têm contribuído com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP) e Ministério da Justiça com envio de parte de sua tropa para atender demandas de outros estados, a última foi o reforço na segurança dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos, na cidade do Rio de Janeiro.
- Diante da preocupante realidade que nos aflige, solicitamos deste Ministério a doação de armamentos, coletes balísticos e viaturas recentemente utilizadas no evento olímpico ou outros recém-adquiridos. Esses materiais ajudarão os militares acreanos no combate à criminalidade e terão condições de enfrentar o “poderio bélico” das facções que tentam assolar nosso estado e nosso país.
- Observando a localização estratégica de nosso estado, situado em uma tríplice fronteira (Brasil/Peru/Bolívia) temos a noção exata do porque de tantos problemas relacionados às facções, são 2.183 quilômetros de fronteira. Fazemos divisa com dois dos maiores países produtores de drogas do mundo. O Acre seria um “corredor” do trafico internacional, porta de entrada de entorpecentes para o Brasil. Esse seria um dos motivos de tamanha disputa entre os criminosos em nossa terra. Assim, torna-se importante a intensificação da fiscalização e policiamento nas fronteiras do Acre. Sugerimos que seja enviado um quantitativo maior de militares da Força Nacional para realizar a segurança nas entradas e saídas do país, além de aumentar também a participação do Exercito Brasileiro e da Polícia Federal atuando em vias fluvial e terrestre buscando inibir ações de criminosos nesses locais.
- Sabedores que V.Exª. tem buscado ajudar os estados em momentos diversos, sobretudo em momentos de crise, pedimos atenção ao povo Acre, aos policiais militares e aos membros do Corpo de Bombeiros que muito tem se doado para levar mais segurança à sociedade acreana, a este povo que sofre e precisa e ações efetivas do Estado.
Respeitosamente,
Joelson Souza Dias
Presidente da AME/AC