Na manhã desta sexta-feira (13) o presidente AME/AC Sgt. Kalyl Moraes e o Secretário/Gestor financeiro AME/AC Sgt. Elton Dias se fizeram presente no evento de aniversário do Batalhão de Operações Especiais onde diversas homenagens foram feitas as autoridades do estado, entre elas, o governador Gladsson Cameli.
História
Criado 1999 com a missão de intervir em situações de crise, o BOPE foi criado em 28 de março de 1990, a partir do Decreto nº 155, como COE (Companhia de Operações Especiais).
Em 1996 passou a funcionar de fato, provisóriamente no QCG (Quartel do Comando Geral), como Companhia Independente.
Em 1999, mudaram para sua sede permanente.
Com a publicação da Lei nº 2001/2008, regulamentada pela Portaria nº 425/DRHM, de 05 de agosto de 2010, a COE passou a funcionar em fim como Batalhão de Operações Especiais (Bope), unidade subordinada ao CPO (Comando de Policiamento Operacional).
Comandado pelo tenente-coronel Edener Franco, o BOPE é composta por três subunidades: a Companhia de Operações Especiais (COE), Companhia de Choque (CPCHOQ), Companhia de Policiamento com Cães ( CPCães) e Grupo de Intervenção Rápida Ostensiva (GIRO).
Durante esses 24 anos de existência, o Batalhão de Operações Especiais (BOPE), já atuou em diversas missões, desde operações em presídios, a resgate de reféns e até mesmo em operações rurais.