Na sessão online desta quinta-feira (19) da Assembleia Legislativa do Estado do Acre, o Deputado Estadual SGT PM Cadmiel Bomfim (PSDB) apresentou um projeto de lei a pedido da Associação dos Militares do Acre (AME) que institui o Dia do Veterano Policial Militar e Bombeiro Militar do Acre a ser celebrado no dia 29 de março, escolhido em decorrência de ter sido a data de ingresso dos sargentos pioneiros da PMAC, que se deu no dia 29 de março de 1973.
Diferente de todos os demais cidadãos brasileiros, o militar é o único que não se aposenta, ele se transfere para a Reserva, podendo ser reconvocado a qualquer tempo pelo Estado mesmo que compulsoriamente, como aconteceu em alguns Estados, exemplo prático, o que aconteceu em 2019 no Ceará que devido à onda de violência que vitimou centenas de pessoas, o Governo reconvocou compulsoriamente centenas de reservistas. Ou seja, o policial e bombeiro militar jamais deixarão de ser Policial ou bombeiro militar enquanto viverem, inclusive, jamais deixará de ser regido pelas leis e regulamentos castrenses enquanto viver.
Por estas e muitas razões, se transferir para a Reserva é um divisor de águas para o militar, pois após 30 anos em uma profissão que é dedicação e de peculiaridades exclusivas, este vivencia muitos fatos alegres (vidas salvas, impedimento de crimes e violações, entre outros), mas também muitos lamentáveis (companheiros tombados em serviço, perseguições, injustiças, ingratidão, etc…) que deixam marcas indeléveis na vida do militar.
Por isso o militar reservista ou reformado, em fim nossos veteranos, devem ser reverenciados, por sua história de luta e préstimos a corporação, nunca se esquecendo que para que alcançássemos o que somos hoje, estes tiraram “talbão”, rastejaram na piçarra enlameada e chegando sujo na sala de aula por causa disto tinham que lavar-se no açude do CFAP, sob os xingamentos que hoje são impraticáveis. Imagine se falar de escala serviço 24×24, o que soa como desumano e inimaginável em nossos dias, já foi normal para boa parte de nossos veteranos. Imagina seu “Deveis informar” já vir expresso a ordem superior: “ouvi e punir”? Estas são as histórias mais brandas que se ouve de nossos veteranos.
Nossos veteranos são os construtores de nossa gloriosa e centenária história, mas a história passa, e estes heróis vão se tornando cada vez mais anônimos, a medida que uma nova turma vai pra reserva, os “antigões” acabam se tornando estranhos aos que estão na ativa, e alguns destes não conseguem ter a sensibilidade de entender que, as marcas agora no corpo, contam uma história de preterição e devoção à Corporação que não pode ser esquecida.
Por isso, propomos o dia estadual do Veterano para que os militares da ativa possam conhecer nossos heróis que pavimentaram os caminhos de nossa instituição, pois um povo que não reverencia seu passado, certamente não terá futuro. Aos nossos veteranos nossa deferência, respeito e continência.
Associação dos Militares do Acre
Não Há ninguém tão forte quanto todos nós juntos