A Associação dos Militares do Acre felicita aos policiais militares e bombeiros militares de nosso país, em especial os militares estaduais do Acre, pelo nosso dia celebrado no dia de hoje, 24 de Junho.

O Dia Nacional do Policial e do Bombeiro Militares passou a ser oficialmente celebrado no dia de 24 de junho, por força da Lei Federal 13.449/2017. A data escolhida remete ao dia 24 de junho de 1997, dia em que Cabo PM/MG Valério dos Santos Oliveira foi atingido, por bala perdida durante um protesto da Polícia Militar por melhores condições de trabalho e de salário, em Belo Horizonte, o que causou sua morte aos 36 anos de idade.

Os Militares Estaduais assim denominados pela Constituição Federal são órgãos da Segurança Pública dos Estados sendo que, “às polícias militares cabem a polícia ostensiva e a preservação da ordem pública; aos corpos de bombeiros militares, além das atribuições definidas em lei, incumbe a execução de atividades de defesa civil.” (Art. 144 da CF/88)

Presente em praticamente todos os municípios do país, no Acre é o único órgão estatal a estar presente em todas as cidades acreana, os militares estaduais em decorrência disto na prática atuam em todas as áreas de vulnerabilidade e necessidade social, pois geralmente é o único ente estatal que está 24 horas à disposição da sociedade.

Nem mesmo em momentos delicados como o que vivemos com a Pandemia Mundial, onde praticamente todas as Instituições fecharam para trabalhar em Home Office, restringiram ou diminuíram o atendimento, fechando seus postos de trabalho, no Acre e no Brasil, não tivemos um caso de Quartéis fechados, e não é porque estes são imunes ao vírus ou as mazelas sociais, a final já são centenas de militares afastados no Acre e milhares no Brasil, com um número crescente de óbitos na Caserna. Mas sim pelo comprometimento e amor com a causa e o juramento castrense, que fala mais alto, motivando-nos a superar as limitações para não desamparar nossa maior grandeza, nosso povo, não foi por acaso que o compositor da Canção da PMAC declara sob inspiração deste sentimento do policial militar acreano, “NOSSO ACRE, NOSSA GRANDEZA.

Findamos ressaltando a importância destes heróis, que são o esteio que da sustentação ao Estado Democrático de Direito, sem os quais a sociedade emergiria no anarquismo, profissão que não é para qualquer um, pois quem mais tem coragem de dispor de sua própria vida para proteger quem nem mesmo conhece, no Brasil segundo dados oficiais são mortos 500 militares estaduais por ano em serviço ou em decorrência deste. Por isso esse dia não se pode passar em branco, mas deve ser celebrado, pois nossos heróis não vestem capas, estes vestem uniforme e calça coturno.

Parabéns Policial e Bombeiro Militar Brasileiro, parabéns a todos os sócios da Associação dos Militares do Acre pelo nosso Dia.

Kalyl Moraes de Aquino
2º SGT PMAC Presidente da AME-AC

Associação dos Militares do Acre
Não há ninguém tão forte quanto todos nós juntos

Notícias Relacionadas