O ano de 2024 foi marcado por inúmeras ações e conquistas da Associação dos Militares do Acre (Ameac). Com foco no cuidado aos seus associados e suas famílias, a entidade reforçou seu compromisso em ser uma aliada indispensável na luta pelos direitos e pelo bem-estar dos militares estaduais. A entidade, que representa policiais militares e bombeiros acreanos, incluindo os da ativa, reserva remunerada e pensionistas, alcançou resultados expressivos em diversas áreas, consolidando-se como a principal voz da categoria.
Carro-chefe entre os serviços oferecidos pela associação, com leque de atuação nos 22 municípios acreanos, a Assessoria Jurídica realizou um trabalho incansável pelos associados, com um total de 1.779 atendimentos, incluindo 793 audiências nas áreas cíveis e criminais. A Quinta Jurídica, um serviço exclusivo para sócios, ofereceu orientação e suporte jurídico a 346 militares nas dependências da sede, em uma ampla cobertura que garantiu suporte jurídico eficiente e acessível.
Ao longo do ano, o Hotel de Trânsito da Ameac também foi fundamental para atender as necessidades dos militares que se deslocavam para a capital, com 1522 agendamentos. Dentre os beneficiados, associados de entidades parceiras da Ameac em outros estados também puderam usufruir da hospedagem, com conforto e economia.
REPRESENTAÇÃO E NEGOCIAÇÃO
A Ameac atuou de forma proativa e foi protagonista na representação dos militares em diversas instâncias, participando de audiências públicas na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) para debater melhorias salariais e de condições de trabalho, em diálogo constante com o Governo do Estado e com o Acreprevidência, em busca de soluções para demandas como a paridade de pensões e o pagamento do Prêmio de Valorização de 2017, até então pendente, e ainda em reuniões com os comandos da PMAC e CBMAC, para alinhar pautas prioritárias da classe.
PROMOÇÃO DO BEM-ESTAR
Além da defesa dos direitos, a Ameac também se preocupou em promover o bem-estar dos militares e seus familiares. Em 2024, a entidade reforçou seu apoio ao esporte como forma de promover saúde e integração. Apoiou a participação de atletas militares em competições nacionais e internacionais, oferecendo suporte financeiro e logístico, contribuindo para conquistas importantes posições de destaque.
O apoio a diversos eventos sociais e culturais, como o 1º Simpósio de Qualidade de Vida da PMAC, também fortaleceu os laços entre os associados e promoveu a integração da comunidade militar.
FORTALECIMENTO DA REPRESENTATIVIDADE
Durante todo o ano, a associação participou ativamente de eventos nacionais e estaduais, fortalecendo sua representatividade e ampliando sua rede de contatos. A entidade também investiu na modernização de seus serviços, inaugurando uma sala de informática no Quartel do Comando Geral da PMAC, com ofertas de cursos gratuitos para militares, familiares e sociedade civil, e entregando equipamentos para a sala dos veteranos.
Em visitas institucionais a municípios do interior, a entidade reforçou sua presença em todo o estado. Esse trabalho foi fundamental para garantir que todos os associados, independentemente de sua localização, tivessem acesso às ações e benefícios oferecidos. Atenta às necessidades dos militares de quarteis do interior a Ameac entregou, entre outros insumos, eletrodomésticos e colchões para melhor comodidade durante os serviços.
Além disso, com diversas parcerias de empresas e profissionais locais, a operação “Bem-Estar” trouxe benefícios diretos à qualidade de vida dos associados e suas famílias em diversas unidades da PMAC na capital.
FUTURO PROMISSOR
O subtenente Kalyl Moraes, presidente da Ameac, vê um futuro com grandes desafios, mas garante que a entidade está pronta para enfrentá-los. O militar destaca a importância do trabalho realizado pela entidade em 2024 e fala de superação e conquistas. “A Ameac se consolidou como uma entidade forte e atuante, sempre buscando defender os direitos e promover o bem-estar dos nossos sócios. É gratificante ver que servimos tão bem nossos militares e suas famílias. Cada ação reflete nosso cuidado em proporcionar condições dignas e apoio incondicional. Em 2025, queremos ir além, com novos projetos e mais conquistas”, pontuou.
Para o próximo ano, a Ameac projeta um futuro ainda mais otimista. A entidade pretende intensificar suas ações em todas as áreas, desde a assistência jurídica até a melhoria das condições de trabalho. A maior associação de militares do Estado continuará trabalhando em parceria com os demais órgãos de representação da classe, buscando soluções conjuntas para os desafios enfrentados pela categoria, e firmando seu papel como uma entidade sólida e comprometida.