A AME-AC realizou no fim da atarde dia 11 de julho uma Assembleia Geral Ordinária para tratar das demandas da Classe, entre elas a correção do adicional da Titulação e a Reforma da Previdência. A Assembleia contou com as presenças inesperadas do Governador do Estado, Gladson Cameli, e do Vice Governador, Maj Rocha, além da presença do Deputado Estadual Sargento Cadmiel.
A Assembleia presidida pelo Presidente recém eleito Kalyl apresentou aos sócios o rito do processo da correção da titulação, que aguarda parecer da Procuradoria geral do Estado, também foi requisitado sob orientação da Assessoria Jurídica da Entidade e das Corporações que o pedido da titulação não fosse judicializado, considerando que isso poderia atrapalhar o andamento do rito administrativo ou até mesmo obstá-lo, caso decisão judicial fosse contrária ao pedido. A assessoria ainda orientou que o judiciário acreano é regra garantista, e sua decisão tende a ser desfavorável aos militares, e ainda geraria uma custa processual e honorários de sucumbência elevados.
O Governador Gladson agradeceu aos militares pelo empenho e confiança na sua eleição, ratificou seu compromisso firmado na campanha da Isonomia com a Policia Civil, assim que o Estado superar o Limite Prudêncial, e o da correção da titulação, que está em trâmite. O vice Governador , Maj Rocha, e o Deputado Sgt Cadmiel, na mesma linha do “01”, agradeceram os militares e dispuseram-se a ajudarem os militares no alcance de seus pleitos, colocando seus mandatos a disposição da classe.
A Assembleia foi encerrada após explanação do Sgt Elton Fonseca, quanto o trâmite da Reforma da Previdência que tramita no Congresso Nacional e afetará todos os servidores públicos civis bem como os militares da união e estaduais, informou o Diretor da AME, que após forte atuação das Entidades de Classe dos Militares Estaduais, entre estes a AME tem participado ativamente dos debates, ficou definido com o Governo Federal e pactuado com os Governadores de Estados que os militares estaduais terão tratamento isonômico ao das forças armadas.