Por: Assessoria de Comunicação da Aspra/PMBM
O veterano mais antigo da Polícia Militar de Minas Gerais e, pelo o que conta nos registros, do país, comemora nesta segunda-feira o seu 112º aniversário. Sargento Olímpio Pires Martins nasceu em Araçuaí, região do Vale do Jequitinhonha, e atualmente mora no município de Manga, cercado pelos familiares.
O mais velho militar do Brasil entrou para a Polícia Militar de Minas Gerais ainda durante a adolescência, em Belo Horizonte, influenciado por seu tio, sargento da Gloriosa PMMG. Orgulhoso de sua profissão, conta que prestou serviços à corporação por 33 anos sem ter tirado férias, por falta de um substituto. Abandonar ou negligenciar a sua missão não era uma opção.
Este guerreiro participou das Revoluções de 1930 e 1932, além de muitos outros conflitos armados que vitimaram fatalmente alguns de seus colegas. Recebeu, ainda, homenagens do Governo de Minas Gerais. Entrou para o quadro da Reserva há mais de quatro décadas.
Apesar da idade, Sargento Olímpio não tem problemas graves de saúde e leva uma vida tranquila no interior do estado.
Nesta data, a Aspra/PMBM parabeniza o nobre Sargento Olímpio e enaltece a todos os veteranos da corporação, pelo empenho e coragem para construir as bases da carreira seguida pelos militares que hoje estão na ativa. Seus esforços, suor e sangue fizeram da PMMG uma das melhores polícias militares do país.
O legado de Sargento Olímpio orgulha e inspira os policiais militares que o sucederam. A presidência da associação deseja um feliz aniversário, saúde e prosperidade ao guerreiro veterano!