Diversas indagações de associados da AME/AC foram realizadas nos últimos dias a respeito do Prêmio de Valorização da Atividade Militar, mais conhecido entre os militares como VAM. Como vem se tornando costume nos últimos anos, o governo está protelando mais uma vez o pagamento do benefício. O que era para ter sido feito em janeiro, arraste-se por fevereiro sem qualquer informação oficial por parte do Executivo Estadual ou dos Comandos da PM e do Corpo de Bombeiros sobre o cumprimento do que é lei. Pelo contrário, ofertam-nos o silêncio às diversas perguntas.
Incialmente, alguns coronéis tentaram colocar a culpa na falta de repasses de informação à Secretaria de Gestão Administrativa (SGA) por parte da Polícia Civil. Conversamos com integrantes da PC e nos foi confirmado que todas as informações estatísticas foram devidamente repassadas. Na ausência de desculpas, o silêncio tem imperado e a política do “circo” (o pão nos falta) gestada no comando tem sido a tônica para acalmar os ânimos na Caserna.
Já foi confirmado, no entanto, que os integrantes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros atingiram e foram além de todas as metas elaboradas pelo Secretaria de Segurança Pública em parceria com as instituições que a integram. Nada mais justo e certo como o Comandos das instituições militares e o Governo pagarem o que devem ou serem mais claros quanto a negativas. O que mais tem irritado é falta de informação precisa a respeito, mesmo diante de algo tão sério como é o descumprimento daquilo é lei.
Iniciamos o ano do centenário da PMAC dando a sociedade motivos para se orgulhar, a Revista Veja trouxe em uma de suas matérias, nossa polícia como a quinta melhor do país, embora tenhamos um estado entre os piores índices em outras áreas.
A fim de sensibilizar o comando da PM e o governo, a Associação dos Militares lança a Campanha: “Governador, pague a nossa VAM”. Já temos um dos piores salários do país, uma carreira injusta, quarteis caindo em nossas cabeças, viaturas em péssimas condições, não nos tire o direito que nosso suor conseguiu, “sem recuar, sem cair, sem temer”.
Parabéns aos militares pelo excelente trabalho desempenhado, que possamos um dia sermos reconhecidos da maneira como merecemos.