A Associação dos Militares do Acre em atenção as denúncias da falta de equipamento de proteção e prevenção ao CONVID-19 para o efetivo de serviço, o que deixa os militares empenhados na segurança da sociedade e na manutenção da ordem, vulneráveis ao contágio deste, desde que recebeu essa notificação, têm trabalhado para saná-la, de imediato confeccionou ofício ao Comando e ao Secretário de Segurança, que será protocolado na segunda e os contatou, onde solicitamos o imediato fornecimento para todos os militares da capital e do interior dos itens de prevenção, além de outras solicitações infracitadas.
Em contato com o Secretário de Segurança e o Comando Geral da PMAC, os mesmos comunicaram-nos que, a tempo, tentam adquirir os itens básicos de proteção (luvas, máscaras e Álcool), porém a administração pública esbarrou na burocracia estatal para aquisição destes e na falta de fornecedores, tanto local como nacional. Comunicou ainda que a decretação do Estado de Calamidade, facilitará o processo, que já foi iniciado por compra direta, mas como esses itens não estão disponíveis no mercado local, hão de ser adquiridos no mercado nacional, com entrega a ser feita com o prazo de uma semana, através de frete aéreo.
O Secretário ainda comunicou que tem buscado outras fontes, e que na segunda, deve ser disponibilizado uma quantidade destes itens por intermédio da Secretaria de Saúde, que já manifestou a intenção de colaborar ante provocação da SEJUSP.
No Ofício sugerimos ainda a adequações das operações policiais e as escalas à realidade atual, como também a imediata liberação dos serviços das ruas dos policiais que são indispensáveis para o cuidado de pessoas em situação de risco, como filhos com doenças respiratórias, esposas acometidas de doenças graves e idosos, com a finalidade de tirar esses do contato de rua, e não se tornarem assim vetores nos grupos de risco da entidade familiar, como também a liberação dos militares que fazem parte do Grupo de Risco.
Fizemos também contato com o Deputado Estadual Sgt Cadmiel que viabilizou junto ao Presidente da FUNTAC o fornecimento de Álcool em Gel 70⁰. O Deputado ainda comprometeu-se em buscar junto a SESACRE o fornecimento de parte destes itens até que cheguem os itens adquiridos pela SEJUSP, como se pôs a disposição para qualquer demanda.
A AME-AC estará sempre atenta às demandas de seus sócios, e para isso deixamos os nossos contatos para que possam nos informar sobre situações como essas, para que possamos buscar as soluções que o caso requerer.
Não podemos deixar aqueles que por força do oficio não podem se abrigar em seus lares como os demais e com coragem e honra, saem de suas casas, para garantir a vitória de nossa sociedade contra esse mal que assola o mundo inteiro” (concluiu o Presidente da AME-AC, Sgt Kalyl Moraes)
Rio Branco, Acre 21 de março de 2020
2º Sgt PM Kalyl Moares
Presidente da AME-AC
Contatos
Diretoria Executiva
Presidente: 2º Sgt PM Kalyl Moraes (99909-6927)
Vice Presidente: 3º SGT PM Igor ( 99922-4228)
Diretor Financeiro: 2º SGT PM ELTON (99968-4777)
Funcionários
Secretária – Hotel de Trânsito: Denize Mesquita (99943-3276)
Financeiro: Ligia Leite (99995-6775)
Central da Banca de Advogados: 99975-0777 e 3223-4401